Jezabel: Resumo Dos capítulos da novela de 08 a 19/01/2024

Capítulo 36 – segunda, 8 de janeiro

Elias também pede um pouco de pão para Queila, mas ela diz que só tem um pouco de farinha numa panela e um pouco de azeite. Elias pede que ela não se preocupe, que faça primeiro para ele um bolo pequeno e depois para ela e o filho. Elias faz uma profecia que Deus não deixará lhe faltar nada. Queila em conflito, reflete por uns instantes nas palavras de Elias. Barcuh chora. Queila faz o bolo e entrega para Elias. Queila volta correndo para o fogo e olha para a panela e vê o milagre. A panela está cheia de farinha. Ela vai depressa para a botija de azeite e está cheia também.

Queila e Barcuh se abraçam emocionados. Queila conta a Elias o que Jezabel queria fazer com ela e seu filho e por isso que fugiu com a ajuda de Barzilai. Elias diz à Queila que ela foi escolhida por Deus, que Ele viu sinceridade em seu coração. Acabe manda Obadias dar mais ração aos cavalos e ele reclama que não tem como, pois os alimentos dos soldados e servos já foram muito reduzidos. Acabe se irrita e diz que é uma ordem. Obadias implora a Acabe que não permita o sacrifício de uma criança. Obadias chora copiosamente e Joana se preocupa.

Hannibal, Pigmaleão, IB e Thanit invadem a casa de Baltazar e perguntam por Chaya. Baltazar diz que Temima saiu com a filha. Baltazar diz que já fez sua parte ao revelar o paradeiro de Elias. Temina se aproxima de casa e vê Baltazar lutar com Hannibal. Baltazar pede que Temima fuja com Chaya. Micaías pega Chaya do colo de Temima e foge com a menina. Thanit acerta a espada em Baltazar pelas costas, ele cai morto. Temima grita desesperada. Micaías leva Chaya a casa de de seus pais. IB e Hannibal estão atrás dele.

Capítulo 37 – terça, 9 de janeiro

Hannibal chega a tempo e consegue encurralar Micaías antes de fugir da casa dos pais. Temima com Baltazar nos braços chora copiosamente. Barzilai com Chaya no colo, desajeitado pergunta a Levi o que eles vão fazer com a criança. Jezabel pergunta a Hannibal pela oferenda e ele diz que quando chegou ao local, a mãe da criança já tinha fugido. Acabe manda prender Micaías.

Levi pede que Yarin ajude Baltazar com a criança. Noam e Micaías se encontram no calabouço e se abraçam. Hannibal reúne os soldados para procurarem por Chaya por toda parte. Etbaal se despede do palácio. Saulo diz à Jezabel que o rei pede para ela ir aos aposentos dele a noite, e ela diz que não irá. Acabe furioso, vai em direção ao aposento dela. Jezabel seduz Acabe.

Capítulo 38 – quarta, 10 de janeiro

Sidônio conta à Joana os planos de Jezabel em sacrificar uma criança e que por isso precisam descobrir onde Micaías a escondeu. Joana percebe que Sidônio quer usá-lo e permanece calada. Na prisão, Micaías tem um pesadelo e Noan desperta assustado. No sonho, Micaías diz que caminhava pelas ruas cobertas de ossos decorrente da fome. Barzilai conversa com Levi e diz que precisam esconder Maya em outro lugar mais seguro. Hannibal alimenta os soldados e ordena que voltem a procurar por Chaya. Temima muito triste, abatida para o sepultamento de Baltazar. Jezabel entra imponente na sala do trono e todos fazem reverência a ela. Ela diz a todos que a partir de agora a vida no palácio mudará.

Obadias pergunta em que pode lhe servir e ela ordena que troque todas as vestes dos servos israelitas por vestes fenícias. Tadeu e Hannah consolam Temima na volta do sepultamento do marido. Joana fica feliz com a notícia de que vão mudar as vestes dos servos, mas Obadias a repreende. Barzilai conversa com Obadias sobre esconder Chaya no palácio. Jezabel manda chamar Nabote e Tadeu até o palácio. Nabote pede à Jezabel que liberte seus amigos Micaías e Noam. Jezabel diz que pode atender o pedido com a condição de que Tadeu fique no palácio.

Capítulo 39 – quinta, 11 de janeiro

Nabote pergunta a Jezabel porque quer que Tadeu fique no palácio e ela responde que quer que ele ensine a produzir vinhos maravilhosos. Tadeu aceita ficar no palácio. Obadias e Barzilai ficam chocados quando Nabote diz a eles que Tadeu ficará no palácio em troca de Micaías e Noam. Jezabel não deixa Acabe sair do quarto e o seduz incansavelmente. Acabe quer ir para a sala do trono e ela não deixa ele levantar da cama, seduzindo, beijando e abraçando-o. Nabote visita Hannah e Temina na casa de Baltazar e diz que Jezabel suspendeu as buscas e o sacrifício de Chaya e a libertação de Micaías e Noam, mas em troca exigiu que Tadeu ficasse hospedado no palácio e elas se chocam. Jezabel deitada sobre o peito de Acabe diz que tem um pedido a fazer. Acabe desconfia e pergunta do que se trata. Jezabel pede autorização para derrubar os altares do Deus de Israel. Acabe fica preocupado com o pedido e diz que isso provocaria a ira do povo. Jezabel justifica que Samaria precisa ser unificada e não ter mais divisões representadas pelos altares.

Capítulo 40 – sexta, 12 de janeiro

Hannah visita Tadeu no palácio e passa mal. Tadeu a segura. Hannah diz que só vai embora com o marido, caso contrário ela não sai do palácio. Jezabel chega. Hannah discute com Jezabel. Yarin faz um novo curativo na mão de Noam que teve os dedos decepados. A ferida está infeccionada. Emanuel oferece vender sua loja para um homem rico. Levi diz a ele que vai se encarregar dessa despesa. Emanuel diz que não tem mais condições de manter os negócios e a família passa fome, além de não ter dinheiro para pagar um médico para Noam. Levi oferece suas moedas de quando trabalhava em Judá. Levi diz a Emanuel que vai buscar um médico para cuidar de Noam. Temima e Obadias tentam consolar Hannah que está inconformada e chora. Queila prepara comida e Elias brinca com Baruch. Queila derrama azeite da botija em uma panela e se admira por não acabar. Queila diz a Elias que não para de se surpreender com a abundancia do azeite e da farinha que nunca acaba. Queila aproveita e pergunta para Elias porque ele não pede ao seu Deus que acabe com a seca, pois o povo está morrendo em Samaria. Elias responde que o povo só reconhece a Deus quando está sofrendo. Jezabel sentada na sala do trono manda chamar Phineas. Acabe ainda no leito. Jezabel diz a Phineas que quer redecorar o palácio com estatuetas de Baal e Aserá. Phineas fica maravilhado. Aisha invade o quarto de Acabe que está dormindo e o acorda. Aisha diz a Acabe que Tadeu está preso no palácio e que foi Jezabel quem obrigou a ficar hospedado com o intuito de seduzi-lo.

Capítulo 41 – segunda, 15 de janeiro

Acabe diz à Aisha que o que ela disse é muito grave. Aisha diz que é tudo o que se ouve nos corredores, que Jezabel quer Tadeu em seu leito. Acabe fica extremamente contrariado. Jezabel entra no aposento e fulmina Aisha com o olhar. Acabe pede para que Aisha se retire para falar com Jezabel. Acabe com ciúme. Os dois discutem por causa de Tadeu. No harém, Jezabel adentra como um furacão e vai em direção à Aisha. As duas batem boca e Jezabel diz que não irá revidar o que ela fez, tentando coloca-la contra o rei. Jezabel visita os aposentos de Tadeu e intima-o para fazer a refeição da noite com ela. Ela se aproxima de Tadeu, cheira seu pescoço, o cobiçando. Acabe e Jezabel jantam, mas ela apenas belisca algumas uvas e diz que quando terminar, irá fazer alguns rituais rotineiros e pede para ele não espera-la. Obadias diz a Tadeu que a refeição será servida e Tadeu diz que não irá. Obadias aconselha Tadeu a não afrontar a rainha. No outro dia, Jezabel chama Tadeu na sala do trono e pede que ele ensine Isaac a arte de fazer um bom vinho. Depois de alguns dias, Acabe diz à Jezabel que foram os sete dias mais prazerosos que já teve com sua rainha. Jezabel diz que o sétimo dia ainda não acabou e que tem uma surpresa para o rei à noite. Jezabel chama os generais Barzilai e Hannibal e dá ordem para destruírem todos os altares do Senhor em Samaria.

Capítulo 42 – terça, 16 de janeiro

Barzilai contesta Jezabel sobre a destruição dos altares e diz que Acabe não permitiria tamanha atrocidade. Jezabel sorri, mas logo fica séria e diz que o rei está ciente. Tadeu agradece a Isaac e diz que fez um bom trabalho na preparação do vinho. Hannibal dá orientação aos soldados de como proceder para destruir os altares. Barzilai fica arrasado. Jezabel elogia o vinho produzido por Tadeu, que retribui a Isaac o elogio. Queila está preocupada com Baruch que está fraquinho. Acabe vai até a sala do trono e vê tudo modificado. Saulo diz que organizou as novas vestes reais conforme determinação da rainha. Acabe olha furioso para o ambiente modificado. Acabe manda chamar Jezabel e Saulo diz que ela não está. Zedequias bebe vinho ao lado do rei Acabe e diz que as mudanças no palácio foram ousadas. Acabe nomeia Zedequias como seu conselheiro pessoal. Jezabel organiza uma apresentação de dança no templo de Baal e encanta Acabe com seus movimentos. A música cessa com as sacerdotisas todas aos pés de Jezabel que se sobressai, poderosa. Jezabel diz que um novo tempo começa em Israel. Um tempo em que somente Baal e Aserá reinarão.

Capítulo 43 – quarta, 17 de janeiro

Jezabel e sua comitiva levam pães já cortados para o povo de Samaria. Jezabel diz ao povo que isso é uma dádiva dos deuses fenícios. O povo grita em coro um sonoro “viva a rainha”. Aisha está com Acabe no leito e pergunta se ele está ouvindo o barulho de fora. Aisha diz que o povo está sendo manipulado por Jezabel. Acabe diz que Deus os abandonou. Zedequias ouve a conversa. Raquel leva um pedaço de pão para casa e Yarin pergunta onde ela conseguiu o alimento. Raquel confessa que roubou o pedaço de pão do templo de Baal. Obadias entra no palácio com dois cachorros enormes. Obadias diz a Acabe que são presentes do rei Onri ao rei Etbaal. Jezabel contrariada diz que não quer os animais no palácio. Acabe acaricia os cães e diz que eles ficarão no palácio.

Sidônio beija Joana que fica mexida. Acabe chama Obadias, Hannibal e Barzilai e diz que fez o decreto de que todos em Israel devem adorar Baal e Aserá. Hannibal feliz, Odadias abatido ainda mais com o decreto. Jezabel sorri. Jezabel convida Tadeu para irem ao palácio novo. Aisha conversa com Jaali e Getúlia e diz que Acabe nunca lhe obrigará a cultuar outros deuses. Aisha sente um dor muito forte. Ela olha para suas vestes e vê uma mancha de sangue e se assusta. Queila muito nervosa, tentando dar de beber a Baruch que está mole, febril. Queila volta do aposento, sem notar que Baruch está caído no chão. Queila percebe que Barcuh está desacordado e tenta socorrê-lo, desesperada. Queila encosta o ouvido na direção do coração de Baruch e estarrecida, constata sua morte.

Capítulo 44 – quinta, 18 de janeiro

Queila em profundo sofrimento, chorando muito, fala com o filho morto. Hanniball na sala do trono diante de Acabe e Jezabel, diz que vai partir com Adad para Sarepta. Jezabel ordena que não falhe e traga Elias vivo. O médico diz à Aisha que o seu estado inspira muito cuidado. Jezabel com um leve sorriso nos lábios. Elias chega e se depara com a desolação de Queila agarrada a Baruch, morto no chão. Queila olha com revolta para o profeta. Elias pega a criança no colo e o leva para o aposento e o coloca sobre o leito. Elias ora a Deus para que ressuscite a criança. Na sala, Queila está aos prantos, no chão. Deus ressuscita Baruch através da oração de Elias. Baruch grita pela mãe. Baruch vai correndo até Queila que fica assombrada com o que vê. Samira diz à Joana que ela está se esquecendo de quem ela é. Dido e Batnoam zombam dela. Sidônio propõe que Joana fuja do palácio. Joana com receio, fica pensativa. Obadias procura por Joana no palácio e não a encontra. Phineas acoberta a fuga de Sidônio e Joana do palácio. Eliseu e mais profetas sobrem o Monte Carmelo para orar ao Senhor. Barzilai, Emanuel, Micaías e Raquel chorando copiosamente. Elias está na fachada da casa de Queila, ouve uma voz dizendo que enviará chuva sobre a terra. Elias abre um largo sorriso e olha para o céu.

Capítulo 45 – sexta, 19 de janeiro

Baruch está brincando próximo de casa e Queila o observa. Baruch sai correndo. Hannibal, Adad e mais soldados entram na cidade. Queila chama por Baruch que já se afastou bastante. Queila corre atrás do filho, mas Hannibal é mais veloz, montado em seu cavalo e recolhe Baruch do chão. Queila grita desesperada. Obadias pergunta para Sidônio onde levou sua filha. Sidônio responde que Joana saiu do palácio por conta própria. Acabe avisa à Aisha que vai cavalgar com Obadias e pede que obedeça às ordens médicas. Sidônio diz a Phineas que a presença de Joana na taberna tem que ser mantida em segredo.

Raquel quer conversar com Micaías, mas ele não lhe dá atenção. Raquel chora e seu pai percebe. Jezabel e Tadeu com vestes fenícias, entram na sala do trono. Tadeu pergunta à Jezabel quando poderá ver sua família, ela responde que após tomar seu banho. Jezabel se vira e vai retirando suas roupas. Tadeu, surpreso, desvia o olhar. Obadias cansado, cavalgando ao lado do soldado e não encontra pasto. Obadias faz menção de voltar, mas percebe alguém ao longe. Obadias encontra com Elias. Hannibal vai até a casa de Barzilai e diz que não encontrou Elias, mas encontrou Queila e Baruch. Odadias diz a Acabe que não encontrou nada, estava tudo seco, sem vida. Obadias diz que encontrou Elias e que ele quer fala com o rei. Acabe chega em Elias, desmonta do cavalo e se aproxima dele.